sábado, 12 de março de 2011

Abrindo os trabalhos

Olá! Com este post dou o pontapé inicial de um projeto pessoal que vem sendo gestado há pelo menos dois anos: utilizar as ferramentas de comunicação disponíveis na internet para divulgar minhas reflexões pessoais acerca de temas variados do campo da cultura, da história, da política (nacional e internacional) e, não poderia faltar, dos esportes. Muitos destes temas são ligados a minhas atividades profissionais - ensino e pesquisa - enquanto outros brotam da mais pura paixão e interesse pessoal.
O nome do blog, "Suburbium et Orbi" ("Subúrbio e Mundo"), parte da ideia de se perceber o subúrbio - em princípio, uma área externa aos centros financeiros, administrativos ou, em alguns casos, simplesmente urbanos de uma cidade - como o espaço por excelência das interações sociais populares, no qual a cidade se vê e se reconhece e com isso constrói sua identidade. A partir de um "olhar suburbano" (um exercício constante que compartilharei com vocês) pode-se desenvolver reflexões sobre o todo da cidade - e, por que não, do mundo - que fujam das imagens pré-concebidas pelos interesses de classe. Nesse sentido, "Suburbium et Orbi" é também uma provocação, ou um chamado à reflexão, como queiram.   
Proponho-me a dizer o que penso, e a ser cobrado por isso. Assumo, pois, toda a responsabilidade por minhas ideias sobre história, política, relações exteriores, cultura, arte, cinema, futebol, música... e o que mais me interessar.

Sejam bem vindos!
Márcio Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário